MISSÕES URBANAS 3

ESTRATÉGIAS PARA TRABALHOS DE RUA
"Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de sí, e a tomaram." Js 6:20
"Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra." - Atos 8:4
Embora tenhamos ciência dos grandes obstáculos e barreiras para a prática de missões urbanas em mega-cidades, ainda há muita coisa que pode ser feita, e porisso, sem hesitar, devemos lançar mãos ao arado.
O mapeamento da cidade
É preciso dispor de um mapa da área onde se concentrará a ação evangelística da igreja para que o trabalho se desenvolva de forma organizada e com controle das ações. Mapas municipais e estaduais são vendidos em bancas de jornais e em algumas livrarias e papelarias. O Guia Rex e as Listas Telefônicas também contêm mapas. Deverão ser providenciados três exemplares ou cópias. Uma será colocada em moldura e pendura na sala do ministério de intercessão, para fins de oração. As demais cópias serão úteis em outros trabalhos, conforme veremos mais adiante.


A Conquista da Cidade Pela Fé
No reino espiritual antes de qualquer iniciativa humana, precisamos derramar a alma em oração e buscar no Senhor a direção. Quando o Espírito Santo coloca em nossos corações uma palavra de vitória é hora de tomar posse da bênção pela fé, e partir firme, determinado, para a conquista. Foi assim com Josué em relação a conquista de Jericó. Com a certeza da vitória, dada pelo Senhor, partiram com fé, ousadia e determinação e conquistaram a cidade.
O bairro da igreja é a Jericó hodierna cujos muros precisam ser derribados, e a cidade conquistada para o Senhor. A palavra de vitória já nos foi dada. Assis diz o Senhor: "Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés." (Js 1:3); "Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome" - Is 45:2-3; "Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão." - Sl 2:8


O Ministério de Intercessão deverá orar permanentemente pela conversão de almas, declinando rua por rua na orações, e reivindicar a cidade para Deus. "Pede-me, e eu te darei as nações por herança..." Sl 2:8. Mas também deverá ter dias próprios para sair e orar externamente em cada rua da cidade. Quando Josué estava para conquistar Jericó, ele não ficou parado em casa esperando acontecer, pôs o povo na rua e marchou até ao local onde travou nova batalha espiritual e fisicamente conquistou a cidade (Js 6). Em relação à terra de Canaã, foi a mesma cousa. Para possuirem a terra teriam que sair, ir até o local, lutar e expulsar os povos que lá habitavam, o Senhor seria com eles e a vitória lhes seria dada ( Números Caps. 13 e 14 ). Com Jeosafá, também foi assim. Ele creu, pôs o exército na rua e avançou contra o inimigo. Deus lhe deu vitória ( II Crônicas Cap. 20) "Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco" (II Cr 20:17).
Deus quer dar vitória, o mínimo que a igreja precisa fazer é se preparar, ir para a rua, e lutar. Deus não gosta de preguiçosos, e não abençoa gente acomodada. A igreja nada deve temer , pois assim diz o Senhor: "Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus." - II Cr 20:15b.
Quanto a esta estratégia, vale a pena ler o livro "Reconquiste Sua Cidade Para Deus - estratégias para derrubar as fortalezas espirituais do diabo", de John Dawson, publicação da Editora Betânia. John Dawson é diretor da JOCUM em Los Angeles. Neste livro ele narra muitas experiências em trabalhos de evangelização urbana, e estratégias para conquista de cidades.


Distribuição de Convites e Folhetos
Dispondo do mapa do bairro da igreja, o Ministério de Evangelização fará um trabalho sistemático de evangelização e divulgação da igreja, distribuindo convites para as programações da igreja e porções bíblicas de casa-em-casa, depositando o material na caixa coletora de correspondências, lançando no quintal, se o dia não estiver chuvoso, ou por debaixo das portas. Em alguns prédios terá que ser solicitada a colaboração do porteiro para colocação do material nos escaninhos de cada apartamento. Todos se encontrarão na igreja, orarão, o Coordenador que estará com o mapa do bairro em mãos, fornecerá o material e enviará dois a dois, rua por rua, assinalando no mapa as ruas que estarão sendo alcançadas. Por este processo, o trabalho fica suave para todos, e é feito rapidamente. Se a equipe for de 20 pessoas, e cada um distribuir 200 convites, serão distribuídos 4.000 convites por vez. Deverá ser anotada a data da cobertura de cada área para se retornar periódicamente, preferencialmente com material novo.
Uma boa tática é o pastor escrever pastorais evangelísticas para o Boletim Dominical da igreja, editar milhares de cópias dos Boletins, os quais seriam distribuídos como folhetos evangelísticos. O dinheiro que se economizaria na aquisição de folhetos seria investido na impressão dos Boletins.
Ouví uma história, de cuja fonte não me lembro, de um pastor que, orando pela conversão de almas, creu que muitos vizinhos da igreja se converteriam e, futuramente, estariam fazendo parte da igreja. Crendo assim, num ato de fé, resolveu distribuir o Boletim Dominical de porta-em-porta pelas ruas ao redor da igreja. Deus honrou a fé desse pastor, muitos dos que receberam Boletins se converteram e foram acrescentados à sua igreja.
O trabalho de evangelização exige fé. Se crermos em resultados eles serão alcançados. A igreja não pode esmorecer no trabalho. Deve persistir na semeadura. A colheita virá, no tempo certo de Deus. Missões urbanas não é tarefa apenas do pastor, ou de um pequeno grupo da igreja. Todos tem que dar as mãos e trabalhar unidos, em rítmo de conferências, o ano todo. As orações e o esforço evangelístico de todos trarão o crescimento para a igreja. "...ssim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei." - Isaías 55:11.


Cultos ao ar-livre e eventos gospel
O Ministério de Evangelização, com a participação especial do Ministério de Louvor, para marcar bem a presença da igreja junto à população do bairro, promoverá, com frequência, eventos musicais nos espaços públicos do bairro ( praças, auditórios de colégios, teatros, restaurantes, etc. ), com a participação do próprio Ministério de Louvor, Corais, Bandas, Cantores e demais Conjuntos da igreja.
Há que haver a necessária organização e preparo para o êxito destes eventos. O Ministério de Intercessão deve ser mobilizado para oração. Os instrumentos e a aparelhagem de som deverão ser rigorosamente vistoriados antes, para se evitar os imprevistos de última hora. O Ministério de Evangelização deverá estar a postos, juntamente com o Ministério de Comunicação munidos de folhetos, convites e as fichas para cadastramento dos interessados e novos-decididos.
Quanto mais eventos públicos puderem ser realizados, melhor, e de preferência em locais diferenciados, para que se tenha a oportunidade de ampliar o cadastro de pessoas com as quais se trabalhará posteriormente, através de orações, correio, visitas e tele-marketing.


FAZENDO MISSÕES PELO TELEFONE
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas" 2 Co 10.4
"Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo" - Daniel 11:32
A igreja providenciará 05 linhas telefônicas, pelo menos. Uma será utilizada para FAX, outra para o sistema de evangelização automático TELEPAZ ou DISQUEPAZ, as outras três para uso geral, especialmente para trabalhos de evangelização.
Do cadastro informatizado se imprimirá, periódicamente, listagens contendo os números de telefones do pessoal cadastrado (novos decididos, interessados e pessoal indicado pelos irmãos da igreja) - telefones convencio-nais, fax e celular.
Tele-Evangelistas
Os ministérios de Comunicação e de Evangelização trabalharão juntos nas estratégias com utilização de telefone. Irmãos voluntários serão treinados e escalados por equipes ("A", "B" e "C", de 02 ou 03 membros cada uma) para plantões de uma ou duas horas, aos sábados e domingos, os quais atuarão como "tele-evangelistas".
As ligações telefônicas deverão ser breves e terão por objetivo:-
- mostrar o interesse da igreja pela pessoa contatada;
- convidar para o próximo culto da igreja;
- orar pela pessoa e sua família;
- anotar o pedido de oração do contatado
Quando entrar secretária eletrônica, o "tele-evangelista" deixará uma breve mensagem gravada, a fim de aproveitar a ligação.
O Ministério de Comunicação fará as devidas anotações nas listagens quanto à data do telefonema, reação da pessoa, pedido de oração, etc., para serem posteriormente digitados no sistema do computador, de forma a manter o cadastro atualizado e orientar trabalho futuro.


Envio de FAX
Haverá também um texto diagramado em formato de FAX, o qual poderá ser passado para as pessoas do cadastro que dispuserem de número de FAX.
Convites Especiais
Quando houver programação especial na igreja, as equipes se revezarão em plantão por dois ou três dias antes, e farão convites pelo telefone para o maior número possível de pessoas.
No fim de ano deve-se aproveitar a oportunidade para desejar a todos um feliz natal e próspero ano novo e convidá-los para as programações de fim-de-ano da igreja.
Aconselhamento pelo telefone
Quando a igreja tiver programações em rádio ou TV, durante o tempo de transmissão do programa e por uma ou duas horas após haverá equipes de "tele-evangelistas" de plantão, orando pela programação eatendendo ligações dos ouvintes.
Os tele-evangelistas terão sempre em mãos FICHAS para anotação dos nomes e endereços dos ouvintes e pessoas pelos mesmos indicadas, para inclusão no cadastro do computador.


TELEPAZ ou DISQUEPAZ
A igreja adquirirá uma CPU de computador adaptada para uso 24 horas com sistema conhecido como Telepaz ou Disquepaz, o qual funciona com mensagens especiais que são trocadas de dois em dois dias, ou semanalmente, ministrando a palavra de Deus e contendo divulgação das reuniões da igreja ao final. A Igreja Adventista é pioneira e dispõe deste serviço. Também a Editora LUZ PARA O CAMINHO, da Igreja Presbiteriana ( Tel. 0800-119-105 interurbano gratuito - ou 241-2977 Campinas - Caixa Postal 130 - CEP 13001-970 - Campinas - SP. ) fornece este material por um preço super-acessível, incluindo manutenção do sistema e fornecimento de mensagens.
O número do TELEPAZ será divulgado através do Boletim Dominical, nos convites impressos, e pelos membros da igreja que receberão quantidades de cartões impressos para especial distribuição entre pessoas não evangélicas.
Em toda correspondência para o pessoal do cadastro se divulgará o número do TELEPAZ.
As pessoas ligam, gostam e divulgam umas para as outras e o número vai se espalhando.
O sistema TELEPAZ é uma bênção na vida da igreja, é super adequado para mega-cidades onde há ampla utilização de telefone, e produz ótimos resultados.
TELEMARKETING
Os "tele-evangelistas" poderão também usar as Listas Telefônicas para a formulação de convites ao povo residente ao redor da igreja. Deverá haver o necessário registro destas ligações para o devido controle.



OUTRAS ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS PARA METRÓPOLES
"Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o Senhor, à sua frente." - Miquéias 2:13
"...Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa." - " - Lucas 14:23


Marketing
A igreja deve usar ao máximo os meios de comunicação hoje disponíveis, tais como: - Rádio, TV, Out-Door, Bus-Door, Letreiros, Faixas, Folder, Gravação de CD´s Musicais da Igreja, Eventos Musicais, Congressos, e tudo o mais que for útil para a divulgação e projeção da igreja no seio da sociedade.
É usar de todos os meios lícitos, e de todas as formas legais hoje disponíveis para alcançar pessoas com a mensagem do evangelho.
Os recursos financeiros virão automaticamente na hora em que a igreja aprender a dar passos de fé. Deus dá a justa medida. O nosso Deus é o dono da prata e do ouro: "Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos" - Ageu 2:8. Com a chegada de novos membros, e a motivação geral que tomará conta da igreja, recursos financeiros não serão impecílhos nunca , e não haverá limites para o que se poderá fazer. "Em Deus faremos proezas..." - SL 108:13.
Almoços e Jantares
Existem hoje várias sociedades ou ministérios que realizam eventos em restaurantes com fins evangelísticos. É escolhido um restaurante da cidade, negociado cardápio e preço, e feita a reserva. Em alguns restaurantes é necessário instalar som. Tudo tem que ser visto antes. O Ministério de Louvor da igreja se encarregará da música. Um ou dois irmãos darão seus testemunhos do encontro com Jesus e transformação de suas vidas. Ao final far-se-á o apelo para entrega de vidas a Cristo e oração pelos presentes. Haverá literatura para ser oferecida aos visitantes. Se a igreja tiver livraria, poderá instalar no local um stand de vendas dos seus produtos.


Cultos Temáticos
O Ministério de Evangelização deve programar cultos especiais por ocasião de datas sugestivas, ou dirigidos a determinadas categorias profissionais, ou segmentos da sociedade.
Por exemplo: culto especial de formatura, ao final do ano, com o objetivo principal de trazer o maior número possível de não-cristãos; anualmente um ou dois "culto do bebê", com o objetivo de levar o maior número possível de casais não-evangélicos que tenham recem-nascidos; no mês de maio, culto especial pela família; culto de intercessão pelos desempregados; culto dos motoristas, dirigido para motoristas profissionais de ônibus e taxis; culto das enfermeiras; culto dos médicos; e até mesmo o culto dos crentes afastados, objetivando a reintegração de crentes afastados de igrejas. Outros temas poderão ser aproveitados, segundo a criatividade de cada um.
Integração de Sós ( solteiros, viúvos e divorciados )
O número de pessoas civilmente descompromissadas é elevadíssimo em igrejas situadas em cidades grandes. Eles não são aproveitados, e muitas vezes até discriminados para determinados ofícios e cargos. E não costuma haver nas igrejas atividades especiais para esta classe de pessoas. A igreja precisa criar um ministério para a integração de sós.
Este ministério promoverá passeios, encontros, retiros, reuniões periódicas, edição de jornal, etc. visando a integração destes irmãos na comunidade, e com motivos evangelísticos, com convites especialmente dirigidos para pessoas não-evangélicas civilmente descompromissadas.



AÇÃO SOCIAL
Criando Pontes Para a Evangelização
"...partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração..." - Atos 2:46
"Pois nenhum necessitado havia entre eles..." Atos 4:34
"...se distribuía a qualquer um à medida que alguem tinha necessidade." - Atos 4:35


Evangelização é a missão principal e prioritária da igreja, porém a ação social não pode ser desprezada. A Igreja Apostólica evangelizava e fazia filantropia, simultâneamente.
Sempre houve necessitados no mundo, fome e miséria. E nunca deixará de existir por causa das desigualdades e injustiças sociais. A Palavra de Deus mesmo afirma: "Pois nunca deixará de haver pobres na terra..." - Dt 15:11a. O Senhor Jesus afirmou: "... os pobres, sempre os tendes convosco..." Mt 26:11a.
Contudo, a igreja não pode ficar indiferente à fome e à miséria ao redor. A Palavra de Deus ordena a ação: "...eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na terra." "Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?" - Is 58:7 O Apóstolo Paulo, orientando aos presbíteros da Igreja de Éfeso, assim se expressou: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber." - Atos 20:35
Há igrejas que evangeliza muito, mas não faz obras sociais. Outras abraçam o ministério social extremadamente e se esquecem da evangelização. Qual seria o ponto de equilíbrio? Onde estaria o divisor de águas? Pelo exame das Escrituras sou de opinião que o equilibrio estaria na escala 70-30 ( 70% de Ação Evangelística para 30% de Ação Social ), podendo haver pequena variação para mais ou para menos.
Segundo o Pacto de Lausanne, em seu artigo no. 5, ação social não é evangelização. Pode até não ser, mas é verdade que a Ação Social da igreja cria "pontes" para a evangelização, ao colocar a igreja em contato direto com a coletividade. Ajuda a quebrar a barreira que separa a igreja da sociedade.
A maioria das igrejas dispõe de salas, cozinhas e outras instalações que ficam ociosas nos dias semanais. Haverá grande benefício para a sociedade e para a igreja se estas instalações forem abertas a projetos sociais e colocadas a serviço da coletividade.
Apresentamos, a seguir, algumas sugestões para projetos sociais que poderão abrir caminhos para a pregação do evangelho:


Criação de Escola
A igreja deve aproveitar as suas instalações para o funcionamento de escolas do primeiro e segundo graus, cursos de alfabetização de adultos e cursos profissionalizantes, como: informática (uso de softwares e montagem de hardware) , culinária, corte e costura, idiomas, eletrônica, etc.
Para estes cursos serão utilizadas pessoas preferencialmente da própria igreja, compromissadas com Cristo e com a pregação do evangelho.
Na ministração, os textos das lições e ilustrações a serem aplicados em aula, preferencialmente serãoextraídos da Bíblia.
Para cada curso haverá a entrega de Diplomas aos formandos. Cada formando sempre convida os seus familiares. A igreja cuidará bem da elaboração da programação, incluindo sempre um momento de cânticos, dirigido pelo Ministério de Louvor, mensagem bíblica e orações. Ao final serão distribuidos convites para as reuniões da igreja e porções bíblicas. E os irmãos do Ministério de Intercessão estarão à postos, em uma mesa estratégicamente colocada com um cartaz: "Deixe aqui o seu pedido de oração.". Aproveitará, é claro, para preencher a FICHA com os dados completos da pessoa para fins de cadastro!


Sobre a alfabetização de adultos, a 8a. Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte ( Rua Itamogi, 70, CEP 31.110-250 - Belo Horizonte, MG ) coordena no Brasil um programa de alfabetização de adultos com base na Bíblia. O material e o treinamento de Coordenadores e Professores é oferecido gratuitamente, sendo ministrado em MG.


Combate à Fome
A igreja procederá ao cadastramento de necessitados na sua área de ação, e oferecerá diariamente café da manhã e almoço ( ou sopão ). Sempre antes das refeições, haverá oração e ministração da Palavra. Distribuir-se-á convites e folhetos a esse pessoal. Haverá palestras, algumas extensivas aos familiares.
Ao invés de refeições diárias, a igreja poderá optar por um programa de distribuição de cestas básicas.


Bolsa de Empregos
A igreja abrirá espaço no Boletim Dominical para a divulgação de ofertas de emprego, concursos públicos, e anúncios de pessoas que se oferecem para trabalhar. Esta é uma contribuição social maravilhosa, visto que os irmãos poderão ajudar-se mutuamente e prestar um serviço social à comunidade.


Creche
A creche se destinará ao amparo diurno de filhos de mães solteiras e mães pobres da comunidade que precisam ter onde deixar os seus filhos para poderem trabalhar.
Há alguns anos o Orfanato Presbiteriano, sediado em Jacarepaguá - RJ oferecia às igrejas a oportunidade de convênio para instalação de creches, denominadas CAD - Centro de Atendimento Diurno. Algumas igrejas presbiterianas firmaram o convênio e mantém a creche em funcionamento até a presente data.
Esta iniciativa abre um ótimo caminho de comunicação da igreja com a sociedade e ótimas possibilidades para evangelização.


Atendimento a Dependentes Químicos
Na igreja deve funcionar um centro de triagem e de aconselhamento a dependentes químicos. Há milhares de vidas ao redor da igreja desgraçadas pela dependência química ao álcool e as drogas ( maconha, LSD, crack, cocaína, cola , etc.) . A igreja não pode e não deve se omitir. Precisa fazer alguma coisa, urgentemente.
Os especialistas afirmam, com toda razão, que não há cura para a dependência química. Uma vez viciado, viciado para sempre. O que querem dizer é que a pessoa que um dia foi viciada jamais poderá voltar a fazer uso de álcool e qualquer outro tipo de drogas socialmente, sob pena de cair de novo na dependência, em grau sempre crescente e mais elevado que o anterior ao período de abstinência.
A Igreja tem a solução. E a solução é Cristo. Quando o dependente químico se encontra verdadeiramente com Cristo, o poder de Deus o liberta completamente. O Senhor faz dele uma nova criatura. Logo se ressocializará.
Nesta área de atuação, a evangelização e a ação social caminham juntas, inseparáveis. As duas coisasvão se processando, simultâneamente.
A família do dependente químico será também alcançada, através das reuniões de aconselhamento psico-espiritual, uma vez que o vício do dependente afeta, subjuga e escraviza a todos os familiares. Nas sessões para ministração à família haverá também oportunidade para evangelização. E, na medida em que o ex-dependente for se integrando à igreja e dando provas concretas de estar realmente curado, a família ficará tão feliz que não hesitará em apoiá-lo. Logo, todos estarão na igreja.
Anualmente há cursos de treinamento na Comunidade Terapêutica S-8, em Niterói, com oportunidade para estágio.
Nos casos em que o psicoterapeuta da igreja constatar a necessidade de internação, orientará a família para o encaminhamento do dependente a uma clínica evangélica especializada.
A igreja não pode prescindir deste magnífico trabalho.